Entende-se por Inspetor de Soldagem, “o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem – SNQC. A função do Inspetor de Soldagem é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços que utilizam a soldagem como processo de fabricação e montagem”, por isso costumamos dizer que ele é um "Inspetor de Processo". Conforme a NBR-14842 há dois níveis de qualificação de Inspetor designados pelos algarismos arábicos 1 e 2.
O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento de todas as atividades que a soldagem envolve, desde o recebimento das matérias-primas e consumíveis, passando pelo acompanhamento da execução dos ensaios não destrutivos requeridos, além da qualificação e do controle de desempenho de todos os soldadores sob sua responsabilidade. Para tal, ele se utiliza dos parâmetros estabelecidos nos procedimentos de soldagem estabelecidos. Já o Inspetor de Soldagem Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável pela qualificação dos procedimentos de soldagem e de soldadores, das instruções de execução e inspeção de soldagem e do acompanhamento dos ensaios que estes processos requerem.
No Brasil, a introdução dos Inspetores de Soldagem teve origem no início da década de 1980, com o crescimento e consolidação da indústria metal-mecânica vinculada aos segmentos do petróleo e nuclear. Nesta época, os inspetores atuavam como parte dos sistemas de qualidade destes setores. Esta experiência mostrou excelentes resultados na contribuição à melhoria da qualidade das construções soldadas. Mais recentemente, a contratação de grande parte das obras de responsabilidade no segmento metal-mecânico faz referência à participação destes profissionais durante o acompanhamento da obra bem como na qualificação de processos e procedimentos envolvendo operações de soldagem. Desta forma, houve um crescimento de demanda por este tipo de profissional no mercado, associado à crescente demanda de pessoal qualificado em soldagem que vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos.
O curso é destinado a profissionais que almejam ingressar na área de Controle de Qualidade e Inspeção Industrial nos mais diversos segmentos. É destinado também aos profissionais que já atuam na área. É recomendável a Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros e profissionais com Ensino Médio Completo. A experiência comprovada em carteira ou em contrato não é exigência para realização do curso.
O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento da junta soldada, antes, durante e depois da soldagem, baseado nos parâmetros estabelecidos nas instruções de execução e inspeção de soldagem.
O profissional poderá atuar nos mais diversos setores, como por exemplo: Aeroespacial, Alimentício, Automotivo, Caldeiraria e Tubulação, Cimenteiro, Civil, Energia, Ferroviário, Gases industriais e medicinais, Mineração, Nuclear, Pesquisa e desenvolvimento, Petróleo e Gás, Química, Siderurgia e todos aqueles que utilizam este método de inspeção para a garantia da qualidade de seus produtos e serviços.
Senai Firjan
EMENTA:
Módulos Teóricos: Atribuições de Inspetor de Soldagem; Terminologia de Soldagem; Documentos Técnicos; Ensaios Mecânicos; Simbologia da Soldagem; Ensaios Não Destrutivos; Consumíveis de Soldagem; Acompanhamento de Soldagem, Qualificação; Processos de Soldagem; Instrumental e Técnicas de Medidas; Metalurgia da Soldagem; Controle de Deformações; Proteção na Soldagem; Metais de Base.
Módulos Práticos: Tratamento Térmico de Juntas Soldadas; Documentos Técnicos; Consumíveis e Estufas; Dureza; Visual Dimensional; Acompanhamento de Soldagem.
CARGA HORÁRIA:
180 horas.
A entrega do Certificado ficará sobrestada à quitação total do curso.
OBS: Após o curso, para obter a certificação, o aluno precisa atender aos requisitos mínimos estabelecidos na Norma NBR 14842 que define os Critérios para a Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem.
Entrada obrigatória de 30% do valor de curso. O restante poderá ser pago da seguinte forma:
Notas:
Coordenação de Curso:
Washington Almeida Santos
Engenheiro de Soldagem, cursou 5 anos de Engenharia na Universidade Estácio de Sá, Pós graduado em Soldagem e QSMS- Gestão em Qualidade , Saúde,Meio Ambiente e Segurança do Trabalho na Indústria do Petróleo pela Faculdade Unyleia, Especialista em Líquido Penetrante nível 2 , Líquido Penetrante nível 2 , Partículas Magnéticas nível 2-Yoke , Dimensional de Caldeiraria e Tubulação, Inspeção de Soldagem, Inspeção de Fabricação, Ultrassom , Ensaio Visual dimensional de Soldagem. Possui mais de 20 anos de vivência em Inspeção e Ensaios Não Destrutivos, tendo ocupado posições de Coordenação de END em empresas como Braskem, Petrobras, Celulose ,Vale e demais.